O painel solar ou placa/módulo fotovoltaico é composto por células fotovoltaicas, responsáveis por receber a luz do sol, gerar uma energia elétrica em corrente contínua e, através do inversor, transformar em corrente alternada pronta para o consumo.

A energia solar produzida durante o dia é injetada na rede elétrica e, caso não consumida, gera créditos que podem ser usados nos próximos cinco anos ou por outra unidade consumidora.

Existem alguns tipos de módulos fotovoltaicos:

Silício Monocristalino (m-Si) – módulo de maior eficiência no mercado (14 a 20%), necessitando de menor espaço para instalação e vida útil acima de 30 anos, entretanto, tem alto preço de aquisição.

Silício Policristalino (p-Si) – tipo de placa mais utilizado no mercado, possui eficiência de 13 a 19%, vida útil maior de 30 anos, com garantia de 25 anos e melhor custo benefício. Comparado ao monocristalino, possui menor eficiência e maior espaço de instalação.

Filme Fino – sua eficiência é baixa (07 – 13%), necessita de área maior de instalação e o custo com estrutura de instalação, mão de obra e cabeamento é maior. No entanto, altas temperaturas e sombreamento tem menor influencia sob o desempenho do painel, que possui menor custo de instalação.

Silício Monocristalino

Silício Policristalino

Filme Fino

Solicitar Orçamento Voltar
Copyright © 2019 Todos os direitos reservados: Noroeste Máquinas, distribuidor Cummins, Bobcat